Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. (Carl. G. Jung)
A psicoterapia é um tratamento psicológico que utiliza o recurso da fala, atua nas dores, sofrimentos, traumas e transtornos mentais. É aplicada na busca de autoconhecimento, do desenvolvimento das potencialidades ou apenas visando mudança de comportamento.
A psicoterapia é amparada e balizada em um conjunto de técnicas teórico e científica, não é como o senso comum atribui "psicólogo só ouve", envolve muito mais que isso. Não se trata apenas de uma escuta, mas sim de uma escuta qualificada, apurada e treinada para essa finalidade clínica.
A escuta analítica não se reduz a palavras faladas pelo paciente. Implica em prestar atenção em seu silêncio e aos sinais verbais e não verbais emitidos por ele.
Há alguns tipos de psicoterapia: psicanalítica, analítica, cognitivo comportamental, existencialista, fenomenológica, gestalt-terapia. A psicoterapia psicanalítica tem como característica a investigação dos mecanismos de defesa e conflitos inconscientes do indivíduo, além da compreensão das fantasias subjacentes associadas.
Está voltada para os insights, desejos e pulsões. Ela ocorre pela transferência, além de outras técnicas como: associação livre, atenção flutuante, espelhamento, etc. É também denominada como: psicoterapia expressiva, psicoterapia dinâmica, psicoterapia breve de orientação psicanalítica, dentre outras.
O psicoterapeuta psicólogo usará da neutralidade e do sigilo ético profissional em seu trabalho, o que significa dizer que o paciente contará com um ambiente além de acolhedor, também seguro.
Qual a diferença entre Terapia e Psicoterapia?
Terapia é qualquer tratamento que produz efeitos terapêuticos, desempenhado por qualquer profissional, não necessariamente um psicólogo. Por exemplo, escutar uma música que traga boas lembranças, fazer uma atividade que dê prazer como dançar ou atividades manuais como: escultura, pintura, até uma simples massagem pode ter efeitos terapêuticos. Qualquer pessoa pode atuar como terapeuta, mas "psicoterapia" apenas quem é formado em psicologia.
O psicoterapeuta vai guiar o seu cliente (paciente) no caminho que ele irá percorrer em busca de resolução dos seus conflitos e no retorno do encontro de si mesmo, embora esse trajeto possa resultar na cura ou remissão dos seus sintomas, na análise (psicanálise) esse não é o principal objetivo. O objetivo da psicoterapia é consequentemente gerar mudança estrutural, transformações no sujeito, mobilizar, tirar da zona de conforto.
Se o seu processo analítico, psicoterapêutico, está sendo confortável e muito tranquilo, algo está errado. Não é pra ser um lugar confortável, até arrisco a dizer que é um lugar difícil de se estar. Um lugar em que você irá se desnudar e se ouvir diante do seu próprio discurso. No entanto, ao final do tratamento e de todo percurso, sempre vale a pena mediante aos ganhos em benefícios.
A importância do vínculo terapêutico, da confiabilidade do paciente e/ou analisando no analista são pontos importantes pro resultado do tratamento.
Os Benefícios da Terapia:
Tratamento de sintomas psicológicos (psicossomáticos), transtornos ansiosos, depressivos, neuroses obsessiva, fobias, medos ou transtornos de personalidade, borderline entre outros. Controle e estabilização dos sintomas.
Tratamento de traumas.
Aprender a lidar com as emoções e sentimentos gerados por elas. Regular as emoções, se conhecer, prever as crises de angústia e controlar a ansiedade.
Aumento do autoconhecimento e da autoestima.
Desenvolver habilidades e potencialidades.
Melhorar as relações interpessoais.
Ajudar a enfrentar dificuldades, lidar com problemas do cotidiano.
Será que todo mundo precisa de terapia?
A terapia é pra todo mundo, mas nem todo mundo é pra terapia. Nem todo mundo está disposto a passar pelo processo terapêutico, nesses casos na clínica surgem o que chamamos de resistências, que são os mecanismos de defesas inconscientes. E o fato é que essas resistências podem ocorrer até quando a pessoa quer realmente passar por análise, que dirá quem não está disposto. Além disso, tem pessoas que conseguem lidar muito bem com seus conflitos internos, angústias e problemas, sem necessariamente precisar recorrer a ajuda externa profissional de um psicólogo. Ademais, a psicoterapia inclui o vínculo terapêutico e uma relação entre duas pessoas, sendo que uma possui conhecimentos e ferramentas pra conduzir essa relação. Pode-se até insistir nesses casos, em que o cliente não está disposto, mas possivelmente o tratamento não obterá sucesso.
Outro fator que devemos refletir é que a psicoterapia é um investimento e nem sempre considerado relativamente acessível. Tendo em vista a realidade de algumas regiões em nosso pais, com economia e poder aquisitivo mais baixo, esse tratamento pode ser visto como distante e inacessível. Não, eu não concordo com o jargão de que "todo mundo precisa de um psicólogo", e nem levanto essa bandeira. Acredito que quem precisa de psicoterapia ou de um psicólogo é quem está atravessando por alguma situação difícil de dor e sofrimento e que não está dando conta sozinho e precisa de ajuda. Ou quem busca autoconhecimento e está disposto a fazer mudanças.
Não é necessário estar emocionalmente doente pra procurar um psicólogo ou iniciar psicoterapia. Fazer terapia é também uma prevenção ao bem estar da saúde mental e ela é tão importante quanto a saúde física. Portanto, não descuide de você nem da sua saúde mental.
Gostou do conteúdo, compartilhe!🫶
--
𝐿𝐼
Lana Ito
Psicóloga CRP 06/184345 | Psicopedagoga
E-mail: lanaitopsi@gmail.com
Insta: @lanaito
Comments